(19) 3875-6033
Grupo Centrolab
Orientações de coleta de sangue
Causas pré-analíticas de variações dos resultados de exames laboratoriais:

Antes da Coleta de Sangue para a realização de exames laboratoriais, é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir com a exatidão dos resultados. Classicamente, são referidas como condições pré-analíticas, como o jejum, atividade física, dieta e uso de drogas para fins terapêuticos ou não.

Jejum: O período habitual para a coleta de sangue é de 10-12 horas, podendo ser reduzido para 4 horas em situações especiais como crianças, nesses casos entrar em contato conosco.

Atividade física: O efeito da atividade física sobre alguns componentes sanguíneos, em geral, é transitório e decorre da mobilização da água e outras substâncias entre os diferentes compartimentos corporais, das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e da eventual modificação fisiológica que a própria atividade física condiciona. Esta é a razão pela qual se prefere a coleta de amostras com o paciente em condições basais, mais facilmente reprodutíveis e padronizáveis. O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas.

Dieta: A dieta a que o indivíduo está submetido, mesmo respeitando o período regulamentar de jejum, pode interferir na concentração de alguns componentes, na dependência das características orgânicas do próprio paciente. Alterações bruscas na dieta, como ocorrem, em geral, nos primeiros dias de uma internação hospitalar, exigem certo tempo para que alguns parâmetros retornem aos níveis basais.

Perguntas frequentes:

A ingestão de água quebra o jejum?

Não. A ingestão de pequena quantidade de água, antes da coleta, não quebra o jejum.

O Paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue?

Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico do paciente. Na monitorização de drogas terapêuticas é importante o laboratório registrar esta informação.

A ingestão da café é permitida antes da coleta?

Não. A cafeína pode induzir a liberação de substâncias que podem interferir na análise sanguínea.

O fumo é permitido antes da coleta?

Não. O fumo pode elevar a concentração dos ácidos graxos, da adrenalina, do glicerol livre, da aldosterona, do cortisol, entre outros.

A coleta de sangue para a realização de exames de rotina pode ser efetuada no período da tarde?

Classicamente, a melhor condição para a coleta de sangue para realização de exames de rotina é o período da manhã, embora não exista contra-indicação formal de coleta no período da tarde, salvo aqueles parâmetros que sofrem modificações significativas no decorrer do dia. É recomendável que exista uma indicação no laudo, do horário em que foi realizada a coleta.

Qual o fator que precipita a formação de hematoma após uma coleta de sangue bem sucedida?

O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha, carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta, contribui sobremaneira para a formação do hematoma.

Unidades Indaiatuba

Candelária - Centro
(19) 3875-6033

Esplanada
(19) 3329-4019

Morada do Sol
(19) 3935-8712

Cidade Nova
(19) 3392-2674

Unidades Campinas

Jd. Novos Campos Elíseos
(19) 3308-0878

Cambuí
(19) 3255-0502

Taquaral
(19) 3254-0225

SAC

(19) 3875-6033
faleconosco@centrolab.com.br